Os focos de queimadas no estado de Mato Grosso ficaram abaixo da média anual em junho. Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectaram cerca de 2200 focos ativos neste mês, sendo que a média para o período no estado gira em torno de 2600 focos. No passado, a estatística já foi bem mais assustadora, chegando a 10 mil registros.
O que impressiona é que por trás destes números sempre está a mão do homem. “Se as pessoas mudam seu comportamento com relação à prática das queimadas, estes números mudam também. Por isso, apostamos no ser humano para alterar o cenário dos incêndios na região”. Quem explica é André Vasques, gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, que incluiu este tema no Programa de Educação Ambiental. “Sabemos que não dá para evitar 100% das queimadas. É uma prática comum. Mas podemos contribuir para que as pessoas saibam realiza-la de forma segura, dentro dos padrões e períodos estabelecidos em lei”, diz. A empresa segue os preceitos de conservação e preservação ambiental, contribuindo com ações para a diminuição deste tipo de incidente no estado.
As ações da Sinop Energia não ficam restritas ao Meio Ambiente, elas procuram focar nas pessoas, refletindo o respeito à cultura da região. “Não nos atemos às ações de caráter obrigatório relacionadas ao licenciamento. Nossa atuação na área ambiental está ligada aos valores da empresa, que é estar presente e participar da comunidade por meio de programas que atendam diretamente o cidadão”, explica André.
Em junho, a Sinop Energia deu início a uma campanha temática sobre Prevenção e Combate de Incêndios Florestais e Primeiros Socorros, em parceria com a MM Social. São capacitações técnicas que ensinam desde as causas do incêndio e como ele se propaga, até explicações técnicas de como realizar a queima controlada. Além disso, foi incluída também a aula prática de primeiros socorros ministrada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sinop. Resultado do foco no bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
Para André, as atividades do Programa de Educação Ambiental promovem uma mudança no modo como as pessoas pensam e uma sensibilização com relação à questão ambiental que vão se firmando para as próximas gerações. “Pensamos a longo prazo e entendemos que essa transformação é um legado que a própria comunidade vai herdando ao longo dos anos”.