O case Hindalco de Comunicação face a face

Quem melhor para falar sobre uma empresa do que as pessoas que passam a maior parte do seu dia dentro dela? É esse o raciocínio que tem orientado o tom da comunicação dentro da Hindalco. Com foco total na Gestão face a face, a empresa, localizada em Ouro Preto (MG), tem como estratégia priorizar a informação para os empregados. Foram eles, por exemplo, os primeiros na cidade a conhecer em detalhes o plano de segurança da barragem do Marzagão. “O empregado é parte da empresa e também da comunidade. Ele atua nas duas pontas. Ele conversa e replica as informações que ouve aqui dentro. É natural que se torne uma referência e é necessário que ele esteja preparado para isso”, defende Eli Murilo, gerente geral da Hindalco.

Nesse processo é fundamental não só agilidade para repassar as notícias, mas também o cuidado com a qualidade da mensagem que é transmitida. É justamente aí que entra um dos trabalhos desenvolvidos em parceria com a MM Social, que realiza a capacitação das lideranças para que elas aprimorem suas habilidades de comunicação. “Queremos desenvolver nos líderes o verdadeiro comportamento de comunicação por meio do qual eles ganham confiança, credibilidade e fortalecem sua capacidade para enfrentar momentos de crises”, explica Elaine Faria, gestora da MM Social.

O simples ato de compartilhar a informação traz ainda um ganho adicional: a aproximação entre lideranças e equipes. Toda comunicação é uma via de mão dupla e a empresa não pode se aperfeiçoar apenas em levar a notícia. Segundo Eli, focar a comunicação só em números, em resultados não traz as pessoas para perto. Já o diálogo consegue promover isso. E com essa cultura estabelecida dentro da empresa o que se vê é uma receptividade maior para receber inclusive as comunicações mais difíceis. “Quem é responsável por repassar a informação tem que estar capacitado também para ouvir, caso contrário o processo de comunicação não se concretiza”, diz Eli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *